Pular para o conteúdo

Workshop de Captação de Som Direto para Cinema

Ementa: O curso vai discutir os principais procedimentos de trabalho da captação de som direto pra cinema, tentando esclarecer dúvidas dos participantes com relação aos mais frequentes problemas enfrentados por eles, além de apresentar princípios gerais do som direto, seja no trabalho em equipe nos diferentes sets, na ficção e no documentário, seja na operação e no emprego dos diferentes tipos de microfones, na modulação do sinal de áudio no gravador, além de abordar padrões de gravação e finalização de som pra cinema e outros formatos, tendo sempre em vista a relação entre a técnica e a estética. Desse modo, deve abordar também questões estéticas da linguagem sonora ao longo da história do cinema.

Ministrante Pedro Aspahan

Pedro Aspahan é doutor em Comunicação Social pela UFMG, com estágio
doutoral na King’s College London, estudando as relações entre Cinema
Moderno, Música Contemporânea e a Estética do Serialismo na obra de
Straub-Huillet. Concluiu o Mestrado na UFMG com a dissertação “Entre a
escuta e a visão: O lugar do espectador na obra de Robert Bresson”. No campo
do cinema, atua principalmente como Diretor, Técnico de Som e Montador,
especializando-se no campo do documentário. Seu longa, Matéria de
Composição (2013, 82′), sobre os processos de criação da composição musical
contemporânea, recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior. Atualmente
desenvolve pesquisa de pós-doutorado, coordenando o trabalho audiovisual
junto ao Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da
UFMG.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *